Odeio academia! Gasto dinheiro e não vou… Comece a perder barriga e emagrecer sem ferir o bolso e ficar horas na esteira

Às vezes, perder barriga e emagrecer pode ser difícil se você não gosta de ir à academia ou não tem dinheiro para isso ou não existe uma nas proximidades.

Então, como perder barriga e emagrecer sem ferir o bolso e ficar horas na esteira?

Se este for o seu caso, vou te mostrar algumas alternativas interessantes para atingir seus objetivos, sem precisar frequentar uma academia.

Antes de mostrá-las, vejamos alguns itens que você vai precisar para aplicá-las. Você estabeleceu uma meta para estar em forma e saudável?

  • Tênis para atividade física
  • Esteira de yoga ou tapetinho para exercícios abdominais no chão (Opcional, porém recomendável)

Esses materiais não são caros e tem longa durabilidade.

Dicas de alternativas de como perder barriga e emagrecer fora da academia 

Exercícios ao ar livre

Para uma sessão de cardio, você não precisa de equipamentos. Eu SEMPRE indico os treinos HIIT – High Intensitivy Interval Train. Esse tipo de exercício traz um gasto energético mais elevado e ainda faz seu corpo queimar gordura por horas depois do treino.

Faça seus exercícios usando um tênis adequado.

Particularmente, prefiro praticar meus treinos HIIT ao ar livre do que em uma esteira ou trancado em uma academia. Meus horários são muito loucos e raramente consigo me exercitar dentro de uma academia. Se tiver uma companhia, melhor ainda, pois nem sinto que estou malhando.

Dê uma olhada na vizinhança do seu bairro e verifique se existe uma pista, uma praça, ou mesmo a sua própria casa ou play do prédio. Se você mora perto da praia ou de um parque, nem precisa pesquisar. Além de ser ótimo para aliviar o estresse, você pode conhecer novas pessoas com os mesmo objetivos que você e, quem sabe, se tornar uma excelente companhia para seus treinos.

Personal online

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Se você não tem tempo ou dinheiro para ir a uma academia e treinar com um personal trainer, pode tentar treinadores online.

Estou em fase final de criação de alguns treinamentos online, começando pelo Método PFP Abdômen que, como sugere o nome, é voltado especificamente para quem deseja secar a barriga.

A melhor parte é que você pode realizar qualquer um dos exercícios literalmente em qualquer lugar.

Programe-se

Você estabeleceu uma meta para estar em forma e saudável?

Quando você se programa, desenvolve um hábito, uma rotina a ser seguida regularmente.

Quando se frequenta uma academia, é bem fácil estabelecer uma programação, pois os dias e horários de malhação fazem parte da sua rotina.

Mas se sua opção for malhar fora da academia, sugiro que compre um calendário de papel ou algo similar, daqueles vendidos em papelarias, e nele anote os dias e horários.

Eu sei, com tantos apps, eu estou falando em anotações em papel. Mas é que para mim funciona, é como um ritual, cada vez que faço uma anotação a mão é como se eu internalizasse aquele compromisso comigo mesmo. Mas isso é com você.

Isso ajuda a criar comprometimento e motivação e, em pouco tempo, torna-se um hábito.

Use a Criatividade

Você estabeleceu uma meta para estar em forma e saudável?

Vamos lá! Um treino HIIT de apenas 10 minutos equivale a 50 minutos pedalando! Isso mesmo.

Pense fora da caixa. Lembre-se da sua adolescência e com qual esporte se identificava ou praticava na escola ou brincando.

Volte a praticá-lo. Ou, se você é daqueles (as) que detestavam as aulas de Educação Física, convide uma amiga ou amigo, marido ou mulher, namorado ou namorada para fazer um treino juntos.

Algumas sugestões de exercícios

A seguir estão algumas sugestões de exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar.

É um treino HIIT composto de 3 exercícios que devem ser feitos o máximo de repetições de 20 a 40 segundos. O treino deve ser feito 3 vezes

1 – Prancha com Calcanhar no Bumbum

Como praticar

  • Comece no chão na posição de prancha, com braços e pernas estendidos. Distribua o peso nas mãos e pés mantendo uma linha reta da cabeça aos calcanhares.
  • Mantenha os braços abertos na largura dos ombros com as mãos abaixo dos mesmos.
  • Flexione os joelhos de maneira alternada, tentando encostar o calcanhar no bumbum.
  • Faça o máximo de repetições em 30 segundos.

2 – Corrida Lateral com Agachamento

Como praticar

  • Fique de pé com as pernas na largura dos ombros e braços relaxados.
  • Faça uma corrida lateral com joelhos bem altos.
  • 4 passos para um lado, em seguida um agachamento.
  • Repita para o outro lado.
  • Faça o máximo de repetições em 30 segundos.

Burpees (Veja artigo completo sobre Burpees aqui)

  • Plante os dois pés no chão, afastados na largura dos ombros.
  • Olhando para a frente, dobre os quadris e joelhos e coloque as mãos no chão na frente dos pés.
  • Mantenha o peso do seu corpo apoiado em suas mãos.
  • Chute para trás com ambos os pés ao mesmo tempo, até suas pernas ficarem estendidas, apoiando a ponta dos pés.
  • Mantenha o corpo em linha reta da cabeça aos pés.
  • Retorne com os pés para a posição inicial, porém quando estiver levantando, realize um salto.
  • Jogue seu corpo para cima em um movimento explosivo, estendendo as pernas e lançando os braços para cima.
  • Pose suavemente e fique em pé, ereto. O pouso suave é importante para preservar os joelhos.
  • Repita o máximo de vezes que conseguir em um período de 20 a 40 segundos, respeitando seu condicionamento físico.

O Burpee é um exercício bem completo. Fiz um desafio no meu canal do Youtube super legal! Quer tentar? Clique aqui para assistir.

Viu como malhar fora da academia é possível?

Siga essas dicas e atinja sua meta. Esses e outros vídeos de treino você encontra em meu canal do Youtube. Basta clicar aqui e treinar a vontade!

Não esqueça de deixar um comentário aqui e me dizer o que achou do treino. Ou, se tiver alguma dúvida, me envie que vou responder com o maior prazer!

Abraços,

Bernardo