FLEXÃO DE BRAÇO – APRENDENDO A FAZER COM PFB

flexão de braço modo correto

A flexão de braço é um dos mais antigos e conhecidos exercícios para se treinar os braços sem a ajuda de aparelhos. Um exercício simples que utiliza apenas o peso do próprio corpo, porém muito completo e eficiente. Trabalhe o peitoral, ombros, tríceps, abdômen e lombar em um único movimento.

Um exercício muito versátil que pode ser feito em casa, na praça ou mesmo na academia. Apesar de sua má fama, a flexão de braço pode ser praticada pelos mais diferentes tipos de condicionamento físico. Existem inúmeras variações para torar o exercício mais fácil ou mais difícil, de acordo com o objetivo do praticante.

APRENDENDO A FAZER COM O PFB – PASSADA

Independente de qual seja o seu objetivo, a flexão é um exercício que trabalha muitos músculos e articulações ao mesmo tempo, por isso tem um gasto calórico alto. Se você quer treinar queimar gorduras, os membros superiores, entrar em forma, a flexão de braço deve estar no seu programa.

VARIAÇÕES DA FLEXÃO DE BRAÇO

Para tornar o exercício mais fácil

flexão de braço no banco

  • Apoiar os joelhos no chão
  • Apoiar as mãos em um banco ou step (mais alto que os pés)
  • Treinar só a fase concêntrica (subida), deite com a barriga apoiada no chão e faça força para levantar todo seu corpo (joelho pode estar apoiado ou não), depois volte para posição inicial.

Para tornar o exercício mais difícil

flexão de braço pé alto

  • Apoiar os pés em um banco ou step (mais alto que as mãos)
  • Apoie apenas um dos pés no chão, aumentando o desequilíbrio
  • Tente realizar pequenos saltos com as mãos, tirando as duas do chão ao mesmo tempo.

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DICA IMPORTANTE

Não importa aonde você esteja praticando a sua flexão de braço ou qual variação você esteja utilizando é fundamental estar sempre atento a alguns detalhes durante a execução do exercício.

  • O abdômen deve estar sempre bem contraído para estabilizar a sua coluna vertebral, especialmente na região da lombar, evitando assim lesões e possíveis dores nas costas.
  • Mantenha sua coluna firme com o trono sempre alinhado com as pernas e com a cabeça
  • Cuidado para não projetar sua cabeça à frente durante a fase de descida (concêntrica)
  • Alinhe as mão com os cotoveles para criar um ângulo de aproximadamente 90 graus