Como perder barriga com Burpee, o Exercício Completo

Antes de te mostrar como perder barriga com Burpee, vou te explicar rapidinho que exercício é esse.

Burpee é um exercício corporal total utilizado como treinamento de força e exercício aeróbico. De acordo com o Oxford English Dictionary, o exercício foi nomeado na década de 1930 pelo fisiologista estadunidense Royal H. Burpee, que desenvolveu o Teste de Burpee. Consiste de uma série de exercícios executados em sucessão durante 20 segundos. 8 Burpees ou menos era considerado fraco, 13 ou mais era excelente. Esse teste tinha a finalidade de medir a agilidade, a coordenação e a força. Não está claro se o exercício foi inventado por Burpee ou se ele meramente o popularizou.

Atualmente esse exercício tem tomado conta das academias por todo o país. Muito dessa popularidade se deve ao crescimento da modalidade CrossFit que utiliza muito o Burpee e suas variações.

Quais são os músculos trabalhados no Burpee?

O Burpee é um exercício muito dinâmico  completo trabalhando quase todos os músculos e segmentos do nosso corpo

  • Glúteo
  • Coxas (Quádriceps = Anterior e Isquiotibiais = Posterior)
  • Pernas (Panturrilha = Gastrocnêmio e Sóleo)
  • Tronco (Abdômen e Lombar)
  • Braços (Tríceps)
  • Ombros (Deltoide)
  • Peito (Peitoral)
  • Costas (Trapézio)

como perder barriga com burpee

Como Executar o Burpee

  • Plante os dois pés no chão, afastados na largura dos ombros.
  • Olhando para a frente, dobre os quadris e joelhos e coloque as mãos no chão na frente dos pés.
  • Mantenha o peso do seu corpo apoiado em suas mãos.
  • Chute para trás com ambos os pés ao mesmo tempo, até suas pernas ficarem estendidas, apoiando a ponta dos pés.
  • Mantenha o corpo em linha reta da cabeça aos pés.
  • Retorne com os pés para a posição inicial, porém quando estiver levantando, realize um salto.
  • Jogue seu corpo para cima em um movimento explosivo, estendendo as pernas e lançando os braços para cima.
  • Pose suavemente e fique em pé, ereto. O pouso suave é importante para preservar os joelhos.

Veja como fazer!

Burpee Com ou Sem Flexão de Braços

Confesso que sou muito fan desse exercício pois alem de trabalhar quase todo nosso corpo ele possui um numero gigantesco de variações, possibilitando a execução do exercício em diferentes níveis de intensidade e dificuldade. Sem contar que o treino é sempre uma surpresa!

Uma das variações mais discutida é a realização da flexão de braços quando se estiver na posição de prancha. Na há duvida que a flexão torna o exercicio mais completo, trabalhando ainda mais braços, ombros e peito. Por outro lado ele deixa a execução do exercicio mais lenta, sem falar que muitas pessoas tem dificuldade de realizar a flexão corretamente.

Não existe certo ou errado, toda variação é valida, mas devemos sempre estar atentos aos limites do corpo e respeitar o condicionamento físico de cada individuo.

Aproveite e conheça Método PFB.

E aí? o que achou?

Não esqueça de me enviar seu comentário do que achou dos exercícios. Caso tenha alguma sugestão ou crítica, pode me enviar também que irei responder!

Um abraço,

Bernardo