Como medir seu progresso fitness

A maioria das minhas alunas e alunos está sempre preocupada com o peso e comentam comigo:

– Bernardo, eu estou malhando faz algum tempo , mas quando fui me pesar, me decepcionei. Estou pesando mais.

Como medir seu progresso fitness

  1. Seu peso varia ao longo do dia. Ele está diretamente ligado a quantidade de água que você ingeriu. Se você é mulher e está no período menstrual, dentre outras causas.
  2. Não devemos dedicar tanta preocupação com a medida mostrada na balança. Até porque nem todas são confiáveis. E mesmo que o sejam, um eventual aumento de peso não significa um ganho de gordura.
  3. Não se ligue muito nos números apontados na balança. Isso desmotiva, desanima.
  4. Para medir seu progresso fitness, outros fatores devem ser levados em consideração. Vou mostrá-los na sequência.

Aqui estão 3 dicas de como medir seu progresso fitness

Conheça seu corpo

como emagrecer

  • Essa talvez seja a melhor dica.
  • Se você tem uma alimentação saudável e malha regularmente, tudo em seu o corpo funciona melhor.
  • Sua digestão funciona como um reloginho e você fica sempre com as baterias carregadas, com muita energia.
  • Se você é mulher, repare como sua pele fica mais suave, mais clara.
  • É importante que você conheça seu corpo para que seja capaz de sentir e reconhecer quando está bem e quando necessita de maiores cuidados.
  • É essa sintonia com seu corpo que vai fazer com que você descubra se está na direção correta e não o que está indicado na balança.

Desafie-se

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Se você gosta de medir seu progresso fitness com números, não use somente os da balança. É mais interessante usá-los para criar e superar desafios pessoais, como bater seus próprios recordes.

Exemplificando, tente fazer aquela série de exercícios que nunca foi capaz de fazer ou completar. Ou faça um número maior de repetições do que aquele que costuma aguentar ou resistir.

Enfim, desafie-se para criar uma mentalidade positiva e vencedora.

É através dos desafios que você progride, ficando cada vez mais saudável.

Olhe-se e Tire fotos periodicamente

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O que é mais importante? O número indicado na balança ou como você se vê?

Você se lembra do comentário que meus alunos costumam fazer? Vou repeti-lo:

– Bernardo, eu estou malhando faz algum tempo , mas quando fui me pesar, me decepcionei. Estou pesando mais.

Lembrete: Músculo pesa mais que gordura. Observe a figura abaixo, a mesma quantidade de gordura tem um volume maior em relação a mesma quantidade de músculo.

musculo x gordura

Não se preocupe com um eventual ganho de peso. Você, ao malhar, estará “trocando” gordura por músculos, fazendo com que pese mais.

Melhor que se pesar, é se olhar no espelho e verificar que sua silhueta está melhor, seu corpo mais definido.

Se continuar com desconfiança (nem sempre a gente consegue notar mudanças apenas nos olhando no espelho), tire fotos, digamos, a cada 15 dias. Ao compará-las poderá notar sua evolução com bastante precisão.

Resumindo, não dê muita importância para o que indicam as balanças. É muito melhor conhecer seu corpo e desafiá-lo. E tire algumas fotos. São os melhores indicadores para medir seu progresso fitness.

Siga essas dicas e atinja sua meta.

No canal do Youtube há vários vídeos de exercícios para você praticar. Tudo grátis. Basta clicar aqui e treinar a vontade!

Não esqueça de deixar um comentário aqui e me dizer o que achou do treino. Ou, se tiver alguma dúvida, me envie também que vou responder com o maior prazer!

Abraços,

Bernardo