7 SIMPLES PASSOS PARA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma Alimentação Saudável + Receita de Salgado Funcional GRÁTIS 

Para ter uma alimentação saudável, você precisa fazer algumas restrições alimentares. No começo, pode parecer sacrificante ficar incrivelmente magro ou uma privação dos seus alimentos favoritos. Mas, com o passar do tempo, você perceberá que comer bem é sentir- se bem, ter mais energia e bom humor.

Se você se sente bombardeado por todas as dietas da moda e pressões sobre novas formas de se alimentar, você não está sozinho. Parece que a todo momento há alguém para nos dar a chave para uma alimentação saudável, com ingredientes complicados e fora da nossa rotina.

Aqui vou te mostrar que comer bem é muito mais fácil do que parece e que, com algumas medidas muito simples, você poderá mudar todo o seu estilo de vida de modo a se sentir mais saudável e feliz com o que você coloca no seu prato.

Como Atingir uma Alimentação Saudável:

  • Cozinhe mais!

como ter uma alimentação saudável

Quando você prepara o seu alimento, tem mais controle sobre o que há exatamente na sua comida. Você sabe quanto de óleo colocar na sua comida para que você mantenha suas metas de emagrecimento.

Dica: Substituir os óleos de cozinha tradicionais, azeites e manteiga por óleo de coco.

PIORES ALIMENTOS PARA COMER TARDE DA NOITE

  •  Substitua!

como ter uma alimentação saudável

Quando você corta um alimento ruim da sua dieta, é importante substituí-lo por um saudável. Vá introduzindo aos poucos novos vegetais e frutas no seu cardápio.

Dica: A batata doce oferece muito mais nutrientes do que a batata inglesa tradicional. Além de ser mais nutritiva, possui o índice glicêmico mais baixo, fazendo com que você sinta mais saciedade, demore mais para sentir fome e, consequentemente, aumenta as suas chances de atingir seu objetivo de emagrecimento e perda de gordura abdominal.

  • Entenda!

como ter uma dieta saudavel

Pesquise sobre as propriedades de cada alimento. Você irá perceber que as cores de cada vegetal é um fator que diz muito suas propriedades nutricionais.

Dica: Alimentos Funcionais possuem propriedades de evitar certas doenças e fornecem os nutrientes que o corpo precisa. Podem ser considerados Alimentos Funcionais todos aqueles que além das propriedades comuns aos demais alimentos, possuem características únicas, que auxiliam no emagrecimento, na redução dos níveis de açúcar no sangue, na redução do colesterol etc. Alguns exemplos de alimentos funcionais: aveia, couve, chá verde, cenoura, manga, abóbora e muitos outros!

  • Invista na Cor

como ter uma alimentação saudável

Se as propriedades nutricionais para uma alimentação saudável está aparente nas cores, é necessário que você tenha pratos bem coloridos no seu dia-a- dia. Nutricionistas recomendam que você tenha 5 cores no seu prato na refeição principal.

  • Leia os Rótulos

Leia rótulos

Alimentos industrializados podem vir com quantidades absurdas de químicos, corantes, gorduras e sódio. Comece a cultivar o hábito de saber tudo o que está sendo parte da sua alimentação e ela naturalmente vai tender a ser mais saudável.

Dica: Alimentos que devem ser evitados se você está buscando uma alimentação com saúde e emagrecimento rápido: Glutamato Monossódico, Corantes Artificiais, Aromas Artificiais.

HÁBITOS ALIMENTARES QUE PREJUDICAM SUA PERDA DE PESO

  • Foco na Sensação Depois de Comer

como-ter-uma-alimentação-saudavel6

Você é um verdadeiro fã de junkie food, hambúrgueres, pizzas etc. Mas assim que você termina de comer sente moleza, indisposição e muita, muita preguiça. Isso é um sinal do seu corpo de que aquele alimento não está sendo bem processado pelo seu organismo. Repare nos alimentos que te fazem sentir bem depois de comê-los e você vai perdendo, aos poucos, a vontade de ter uma alimentação rica em açúcar, gordura e sal.

  • Fibras, Fibras, Fibras

fonte-de-fibras

Evite alimentos processados. O processamento industrial dos alimentos faz, por você, um trabalho de quebra das partículas dos alimentos que deveria ser do seu corpo. Uma porção de massa integral possui a mesma quantidade de calorias de uma massa branca mas, por conter mais fibras e ser menos processada, o seu corpo gasta mais calorias no processo de digestão, fazendo com que o seu saldo calórico seja mais favorável.

Fontes alternativas de proteínas – Vegetais de folhas verdes escuras, quinoa, soja, ervilhas e etc. são fontes de proteína vegetal que podem trazer saciedade, reduzir a sua fome e serem substitutos menos gordurosos (algumas vezes por semana ou definitivamente) às carnes vermelhas. Além do fato de que a redução do consumo de carne vermelha é benéfica ao meio ambiente, pois diminui a emissão de gases, o gasto de água potável e o desmatamento. Uma alimentação saudável e que faz bem ao planeta.

Dica: É muito comum confundir fome com sede. Portanto, se você não bebe água, tem a tendência a comer mais e comidas mais calóricas que o seu corpo não precisa.

E ATENÇÃO! Beba muita água!

beba-agua

A base para uma alimentação saudável é a ingestão de água em grandes quantidades, e nós sempre parecemos nos esquecer disso. Beba pelo menos 2,5 litros de água diariamente. Hoje em dia, existem aplicativos de celular que despertam para te lembrar de beber um copo de água nas horas que seu corpo mais precisa. Use a tecnologia ao seu favor para uma vida mais saudável.

Receita de Salgado Funcional – Salgado Maromba

Imagem meramente ilustrativa. Créditos Blog Quero Ser Sarada

Ingredientes

  • 100 g de frango (cozido ou grelhado)
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos
  • 1 colher de sopa de quinoa vermelha em flocos
  • 50 g de batata doce cozida
  • Recheio: Atum, frango desfiado ou tomate, ricota e orégano

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador.
  2. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de água. Quando formar um patê, leve ao congelador por pouco tempo apenas para facilitar a modelagem. IMPORTANTE: não deixe congelar!
  3. Faça os bolinhos, pincele a gema de ovo batida na parte de cima para dourar.
  4. Leve ao forno quente 280 graus por 20 minutos. Coloque numa forma antiaderente e não unte. Recheie com creme de ricota, tomate, atum, couve, frango, brócolis, abóbora, entre outras opções.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você!

Até a próxima,

Bernardo